Estudo e desenvolvimento de objetos didáticos para compor o laboratório de matemática e auxiliar na metodologia de ensino de geometria analítica e calculo diferencial e integral I e II.

[menu name=”Anais”]

 

RESUMO

Apesar das constantes mudanças na metodologia do ensino da matemática, observa-se que as dificuldades no aprendizado persistem. Sugere então descobrir novas maneiras de trabalhar com a matemática, de modo que as pessoas percebam a sua presença no nosso cotidiano, relacionando a matemática ensinada em sala de aula com o dia-a-dia. Disso podemos concluir que esta disciplina em si, faz parte da vida e pode ser aprendida na prática cotidiana. Desse modo, o aluno pode identificar os conhecimentos matemáticos como meios que o auxiliam a compreender e atuar no mundo. O ensino/aprendizagem da matemática escolar não é “olhar para coisas prontas e definitivas” que ficam apenas em sala de aula, mas sim, a visualização do o que está sendo ensinado está contido no mundo a fora, que se servirá dele para compreender e transformar sua realidade. Com isso, procura-se um método para solucionar tal problema, o presente trabalho propõe à criação de objetos didáticos matemáticos, dispostos em um ambiente, o qual contem mecanismos de acompanhamento do aluno e do processo ensino/aprendizagem. Disponibilizar conteúdos de disciplinas com a fundamentação teórica, com enfoque de muitos autores para sanar as dúvidas e concretizar a aprendizagem através de exercícios. Para tanto o desenvolvimento dos objetos, foi dividido em etapas: a primeira, sendo uma pesquisa investigativa, para ter um maior embasamento teórico a respeito do material concreto para o ensino da matemática; a segunda está sendo a construção dos objetos. O primeiro representando a definição de parábola, este estudo está contido tanto em calculo I como em Geometria Analítica, outro objeto é a prova que é possível colocar seis tetraedros dentro de um único paralelepípedo, e que o volume do tetraedro está ligado ao do paralelepípedo visto na teoria dos produtos vetorial e misto dado em Geometria Analítica; a etapa final será o desenvolvimento de um tutorial para instruir professores, laboratoristas e alunos para o uso adequado do objeto didático construído, pois nada adianta ter um objeto a disposição e não saber como usá-lo para melhorar a metodologia de ensino das disciplinas envolvidas.

PALAVRAS-CHAVE: Geometria Analitica; Cônicas; Calculo Diferencial e Integral; Ensino/Aprendizagem.