RELATOS DAS PEQUENAS INTERVENÇÕES DENTRO DA SALA DURANTE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NO IFPR- CÂMPUS PARANAGUÁ.

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RESUMO

Este trabalho apresenta uma visão integrada de professoras regente e estagiária sobre a importância da disciplina de Estágio Supervisionado dentro do curso de licenciatura em Física e da formação docente, utilizando-se para isso, das experiências compartilhadas entre as autoras deste trabalho. Tais eventos ocorreram dentro da sala de aula, na turma do 1º ano C do ensino médio do Colégio Estadual Porto Seguro. As atividades da estagiária foram no auxílio aos alunos durante as aulas da disciplina de Física, ao qual procurou sempre colaborar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, com auxílio da professora regente. Foram realizadas as primeiras participações esclarecendo as dúvidas dos discentes durante a resolução de exercícios e atividades, tornando a estagiária um ponto de referência junto aos alunos para eventuais questionamentos, servindo de apoio à professora regente. Tal prática proporcionou uma relação de confiança mútua entre alunos e estagiária, além de potencializar o atendimento individualizado, tornando mais fácil a adequação do conteúdo ao processo de aprendizagem de cada adolescente. Conforme foram surgindo às intervenções, a estagiária tinha mais autonomia na sala, realizando correções de exercícios no quadro de giz, exemplificando durante as explicações da professora regente, podendo assim a estagiária utilizar seus conhecimentos acadêmicos aprendidos durante sua licenciatura para complementar informações e construir sua própria prática pedagógica e sua didática. Como sua última intervenção a professora regente disponibilizou uma hora-aula para a estagiária lecionar e mostrar o desenvolvimento de sua didática, promovendo uma aula de revisão de conteúdos sobre das Leis de Newton visto em aulas anteriores. Foi utilizado um simulador virtual gratuito com demonstrações de situações do cotidiano para os alunos, ampliando assim a visão geral previamente construída nas aulas da professora regente, fomentando a integração entre teoria e prática. As intervenções foram uma forma de a estagiária agir criticamente nas diversas situações que surgiram durante sua prática de docência e também sobre as práticas da professora regente, tornando perceptível que o trabalho docente não se resume à sala de aula, dependendo também de várias etapas anteriores para a obtenção do sucesso em suas atividades pedagógicas. Chegou-se a conclusão que para a regência de aulas não basta ter apenas conhecimentos acadêmicos e científicos, precisa existir um vínculo e interação entre professor/aluno, professor/professor, aluno/aluno. Também ficou clara a necessidade constante de atualização profissional do professor para tornar a aula atrativa ao aluno, integrando, quando possível, teoria e prática. Certamente a disciplina contribui para a formação do licenciando, permitindo que haja uma quebra de paradigmas sobre a profissão de professor.

PALAVRAS-CHAVE: Estágio Supervisionado; Intervenção; Didática.