Diferentes abordagens para o ensino de física.

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RESUMO

Autores: Caroline Cordeiro dos Santos, Hellen Moraes Carriel, Leandro de Oliveira, Vivian Camilo Sampaio, Beatriz Bronislava Lipinski. Orientadora: Beatriz Bronislava Lipinski Email: beatriz.lipinski@ifpr.edu.br; cordeiro_carol@hotmail.com (CAPES/PIBID/PROEPI/PROENS) RESUMO: Durante anos, o estudo de física foi mal compreendido, tendo sido taxado como complicado e até monótono, destoando de outras disciplinas que possuem por natureza uma abordagem mais prática. Fala-se que o ensino de física é descontextualizado da realidade, sendo muito teórico e, por isso, o aluno não conseguiria traduzir seus conceitos de modo proficiente. Nesse sentido, a oficina de experimentos é um método que visa à inserção de conceitos físicos retirados do cotidiano na formação do aluno, com o uso de experiências, vídeos e simulações computacionais voltadas ao ensino de física, o que potencializa o aprendizado de conceitos físicos em uma abordagem dinâmica. Por outro viés, a atividade prepara o estudante de licenciatura para lidar com as dificuldades que enfrentará como docente ao transmitir conhecimento e compreender que ensino e aprendizagem não são interdependentes, bem como para construir uma melhor experiência através de meios e métodos de execução de ensino, melhorando a abordagem dos temas pertinentes a uma aula, o que acrescenta à formação do licenciando o domínio da didática, enfatizando as habilidades do profissional ao transmitir seu conhecimento técnico, prático e científico. Outro fator importante a ser compreendido é que o ensino deve ser individualizado, pois cada mente requer um tipo especifico de abordagem, a partir daí é possível criar um nivelamento do conhecimento de uma disciplina densa, mas para a qual sempre haverá estudantes com capacidades intelectuais variadas.

PALAVRAS-CHAVE: Metodologia de Ensino; Ensino de Física; Oficina.