A diferença entre a água doce e a água salgada: a física no cotidiano dos alunos das séries inicias.

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  • Aline Figueiredo de Oliveira
  • Kelly Vanessa Fernandes Dias da Silva
  • Fabiana Maria Plinta
  • Beatriz Bronislava Lipinski
  • Orientador –beatriz.lipinski@ifpr.edu.br

 

 

RESUMO

Este trabalho é um breve relato da experiência da primeira intervenção realizada na Escola Municipal Professor Joaquim Tramujas Filho, pelos estudantes do curso de Licenciatura em Física, vinculados com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Câmpus Paranaguá. A intervenção foi realizada no primeiro semestre de 2014, na turma de 4º ano do ensino fundamental abordando o tema: “A diferença entre a água doce e a água salgada”, com o objetivo principal de apresentar aos alunos conceitos de Física presentes no seu dia-a-dia. A aula contou com a colaboração de cinco bolsistas que se revezaram durante a atividade, que teve duas horas de duração. Inicialmente, foi apresentado um vídeo motivacional, mostrando a necessidade do cuidado com a água; em seguida a explanação, através de slides, sobre a diferença entre a água doce e a água salgada, abordando os conceitos de flutuabilidade e densidade. E como complementos para a fixação dos conceitos apresentados foram trabalhadas três atividades experimentais simples e com materiais de fácil acesso. Os alunos foram divididos em grupos e receberam os materiais para a experiência como: ovo, água, sal, copo, massa de modelar, recipiente com água, óleo. Todas as atividades estavam voltadas para a visualização da diferença de densidades entre as substâncias e os materiais analisados. Por fim, os conceitos abordados foram novamente expostos em uma atividade dinâmica: uma paródia composta por uma das bolsistas, na qual citam-se os conceitos físicos trabalhados, como a densidade. Observou-se que os alunos tiveram muito interesse e todos participaram das atividades propostas, conseguindo assimilar os fundamentos teóricos apresentados com as atividades práticas, apesar da dificuldade inerente a essa fase de ensino, a alfabetização. Os alunos nesta fase precisam de uma explicação mais minuciosa e muito cuidadosa, principalmente em relação ao vocabulário utilizado. Constatou-se também que para os trabalhos futuros será necessário readequar o tempo, as atividades e a abordagem com a inserção de propostas criativas, que abordem de modo mais cauteloso as explicações de termos e conceitos físicos, a fim de contribuir com a melhoria do ensino das ciências aplicado nas séries iniciais, que é de fundamental importância na formação do aluno.

PALAVRAS-CHAVE: Água; Densidade; Física; Cotidiano; PIBID.