Educação do campo: limites e possibilidades.

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RESUMO

O artigo tem por finalidade analisar da educação do campo/Ilhas na comunidade de Barra de Superagui, Município de Guaraqueçaba, PR, enquanto um resgate aos direitos de uma parcela da população que se encontra marginalizadas pelas politicas publicas e padece de um histórico déficit educacional. Diante esse cenário de violação do direito à uma educação contextualizada na realidade local do trabalho e cultura de grupos sociais étnicos, autodenominados pescadores artesanais, o PIBID (Programa Institucional de Bolsas a Iniciação à Docência) de Licenciatura em Ciências Sociais do Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá visa, através da investigação empírica da realidade local propor a organização didático-pedagógica da área de conhecimento de Ciências Humanas I, em eixos temáticos, quais sejam: 1) identidade, território e conflitos; 2) Sociedade e Estado e, 3) Processos locais de Emancipação e Resistência. Dessa forma nosso grupos de trabalhos buscará através do projeto trabalhar conteúdos estruturantes da sociologia e filosofia na escola, partindo do eixo temático Sociedade e Estado, enraizando suas explicações nos saberes locais da realidade do próprio aluno-pescador artesanal e seu cotidiano.A proposta pedagógica a ser desenvolvida, objetiva desenvolver a dialogia com saberes de estudantes-pescadores artesanais os seguintes conteúdos estruturantes: poder, política e ideologia no contexto da Ilha. A reflexão sociológica/filosófica propõe revelar discursos contra-hegemônicos dos sujeitos sociais ocultados pelo poder do discurso dominante de cunho preservacionista e turístico imposto pelo Estado e suas políticas ambientais para região nas últimas décadas.

PALAVRAS-CHAVE: Educação do Campo; Realidade Social; Pescadores Artesanais; Sociologia.