Desenvolvimento de um sistema para ensino e aprendizagem de matemática em plataformas móveis.

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RESUMO

Este trabalho é parte do projeto A.V.I.A.O – Ambiente Virtual de Aprendizagem Orientada para estudo de matemática. Trata do desenvolvimento do sistema, que contempla interface com usuário, a alimentação e o gerenciamento da base de conteúdo instrucional. O Projeto tem como objetivo desenvolver um sistema para o ensino e aprendizagem onde o aluno pode resolver exercícios, acessar dicas de resolução e tópicos de conteúdos relacionados. Um dos desafios é tornar o sistema suficientemente completo a ponto do usuário não precisar visitar outro site para pesquisar sobre o conteúdo, pois isso pode ser feito na própria tela da questão. A ideia é manter a atenção do usuário na resolução da questão, oferecendo o conteúdo relativo à questão de forma objetiva, permitindo uma fluidez no estudo, e evitando distrações. O sistema possui dois ambientes, um para o usuário e outro para o administrador (criador de conteúdo). O usuário pode responder as questões e verificar o seu desempenho, o administrador pode cadastrar, excluir e alterar questões, cadastrar matérias, conteúdos e tópicos e, também, cadastrar novos usuário. Toda vez que o usuário responde a uma série de perguntas, é permitido que ele visualize um gráfico de seu rendimento. Nesse gráfico são consideradas as quantidades de dicas utilizadas e a porcentagem de acertos. Para o desenvolvimento do aplicativo foram utilizadas as linguagens de programação PHP e JavaScript, a linguagem de marcação HTML e a linguagem de estilo CSS, e, para a criação e administração do banco de dados foi o utilizado o sistema gerenciador de banco de dados MySQL. O banco de dados é composto por diversas tabelas, como, tabela de questão, usuários, conteúdos, matérias, tópicos, dentre outras, onde estão os respectivos cadastros feitos. A interface criada é auto adaptável às diferentes resoluções de telas. Por se tratar de um site, o sistema funciona nas plataformas que possuam um navegador web. A proposta de continuidade é desenvolver versões do sistema especificas para plataformas móveis mais populares, tais como, Android, iOS e Windows Phone.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia Educacional; Aprendizagem Ubíqua; Educação Matemática.