Desafios e perspectivas da formação pedagógica de docentes para a educação profissional e tecnológica no Instituto Federal do Paraná – IFPR.

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RESUMO

O trabalho visa socializar resultados parciais das atividades realizadas na pesquisa em andamento “Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional do IFPR: significados e impactos no trabalho de professores do Instituto Federal do Paraná – IFPR, Câmpus Palmas”. O projeto pretende analisar a proposta de formação pedagógica do IFPR, implantada por meio do Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional e discutir significados/impactos desse modelo formativo no trabalho de professores do IFPR. Na etapa inicial, em andamento, realizamos estudos sobre aspectos históricos e legais do Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional do IFPR; estudo do Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC); levantamento documental e bibliográfico da literatura que discute a formação docente no país; acompanhamento de atividades do curso (teleaulas, estágio supervisionado). Posteriormente,aprofundaremos os significados e impactos da formação pedagógica sobre o trabalho de professores do IFPR. O PPC do curso fundamenta-se na LDBEN nº 9.394/96, que trata da necessidade de formação em nível de licenciatura para a atuação na Educação Básica. O curso destina-se aos profissionais atuantes como docente na Educação Profissional, ou que pretendam atuar, com formação em cursos de bacharelado ou tecnologia. A formação pedagógica para atuar na educação profissional é discutida por autores como Oliveira Júnior, segundo o qual no decurso da história, muitos documentos oficiais “desprezam a questão da formação desse docente”, havendo, muitas vezes, um “retrocesso e o que volta a prevalecer nas escolas técnicas, com raras exceções, são as ‘autorizações a título precário’ para lecionar, outorgadas ad eternum [sic] a profissionais de diferentes áreas, sem qualquer formação pedagógica” (2008, p. 12). Daí, o desafio em problematizar quais políticas e modelo de formação pedagógica está em processo de implantação no IFPR. Quanto aos resultados parciais, observações e depoimentos informais de alunos registrados em Diário de Campo contribuem: “As aulas tem bom conteúdo; o modelo é que não é atraente” (CURSISTA). Nesse sentido, outro, ainda, acrescentou: “Gosto dos conteúdos; são bons, mas é cansativo 4 horas seguidas, sem interação. Poderia ser quinzenal para não ficar tão cansativo” (CURSISTA 2). As manifestações podem denotar que não é apenas o curso que desagrada, mas pode ser o modelo EAD que não atrai a grande maioria, sendo traduzida na aparente apatia e falta de participação de muitos cursistas. Contudo, as atividades do curso estão interrompidas desde agosto de 2014 sem, ainda, previsão de retorno. Podemos inferir que a formação pedagógica de docentes no IFPR ainda não recebeu um lugar de destaque o que possibilita questionamentos como: Qual é efetivamente a proposta de formação pedagógica para docentes do IFPR? Qual a real importância da formação pedagógica de professores para a Educação Profissional no IFPR? Se a formação pedagógica de docentes é objetivo central do IFPR, o curso não deveria ter sido retomado, mesmo em outro formato? De que forma será encaminhada a formação pedagógica dos professores que faziam parte do curso e dos outros docentes não licenciados? Essas e outras questões requerem aprofundamento e continuidade do estudo.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Profissional e Tecnológica; Formação Pedagógica; Modelos de Formação Docente; Institutos Federais.