NEPLLI – Núcleo de ensino e pesquisa de língua e literatura.

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RESUMO

NEPLLI – Núcleo de ensino e pesquisa de língua e literatura Lediana dos Santos (Campus/Palmas PIBIC-FA) Josiane de Melo Wettmann (Campus/Palmas PIBIC-FA) Kátia Cilene Silva Santos Conceição (Or.) (Ledianasantos1@hotmail.com) Este trabalho trata do projeto NEPLLI “Núcleo de Ensino e Pesquisa em Língua e Literatura”, coordenado pela professora Dra. Kátia Cilene Silva Santos Conceição, do Colegiado de Letras do IFPR- Campus Palmas. O Núcleo tem por objetivos possibilitar aos alunos do curso de Letras Português/Inglês a prática da pesquisa extensão em Língua Inglesa, Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas e áreas afins; acompanhar o desenvolvimento acadêmico dos discentes do IFPR; trabalhar para sanar algumas dificuldades apresentadas por acadêmicos no que tange à leitura e produção textual, seja na língua materna ou estrangeira; desenvolver no Núcleo, pesquisas que fundamentem as metodologias de trabalho dos docentes de Língua Portuguesa e Estrangeira em sala de aula para que se possa atingir um número maior de alunos, evitando, assim, a evasão nessas disciplinas. A pesquisa foi dividida em algumas etapas. A primeira consistiu na organização de uma sala ambiente para o Núcleo, leituras teóricas e metodológicas sobre a leitura, ensino e aprendizagem, planejamento de atividades pedagógicas e atendimento aos acadêmicos. Foram realizadas também entrevistas com os coordenadores dos colegiados do Câmpus para estudo estatístico e análise dos objetivos, aproveitamento e expectativas tanto dos professores, quanto dos alunos em relação às disciplinas de Língua e seus conteúdos. O objetivo é verificar a coerência entre a ementa das disciplinas dos cursos com as necessidades dos mesmos. Destaca-se ainda que nessa etapa foi feito um levantamento das tipologias textuais e gêneros textuais mais trabalhados ou exigidos pelos cursos de graduação do Câmpus. O resultado parcial já demonstra que há uma preferência por algumas tipologias textuais. Enquanto alguns cursos fazem uso mais frequente da leitura, outros enfatizam a produção oral ou ainda a escrita. Pretende-se, nas demais etapas, elaborar um questionário para os alunos com o intuito de levantar dados sobre o nível de aproveitamento da disciplina, elaborar atividades de apoio aos acadêmicos, além de redigir um artigo científico ou relato de experiências para o registro e socialização dos resultados obtidos durante a pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa; Extensão; Ensino e Aprendizagem.