Ler e construir conhecimentos: processos de aprendizagem.

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  • Bruna dos Santos
  • Evandro Antonio Correa
  • Fabiane Nesi
  • Suzete Verginia de Souza Reiter
  • Orientadora – suzete.reiter@ifpr.edu.br

RESUMO

A leitura tem por finalidade demonstrar a importância da construção do conhecimento com ênfase nos livros, como importante ferramenta de auxílio para o trabalho pedagógico e para a construção do conhecimento em sala de aula. O gosto pela leitura não se origina apenas na escola, mas pelo interesse de cada um. A leitura é um ato que se realiza no âmbito da cognição, e que ainda se apresenta como instrumento de estrita importância no cenário social, histórico e político. Para se tornar um hábito contínuo, deve ser apresentado como algo prazeroso e feito de forma atrativa. É importante que todos trabalhem juntos nesta busca. A leitura é uma ferramenta necessária para toda a vida do ser humano. Assim o objetivo deste trabalho é constatar a importância da leitura no cotidiano escolar e entender a dificuldade dos alunos na realização de leituras teóricas. Optou-se inicialmente em descrever sobre os obstáculos da leitura nas escolas, da importância para a vida do ser humano enquanto aluno, acadêmico, profissional ou na vida social e como a leitura auxilia no processo de ensino tendo o professor como mediador de conhecimento no processo de aprendizagem enquanto o aluno aprende. O projeto está em fase de desenvolvimento no ano em curso (2014) com alunos do 1° ano do ensino médio do Colégio Monsenhor Eduardo no município de Palmas – PR. Para que os objetivos do projeto sejam atingidos estamos realizando questionários para professores e alunos sobre suas experiências e dificuldades com a leitura do cotidiano escolar, acrescidos a estes as pesquisas bibliográficas baseadas em: ABRAMOVICH, (1997), CAGLIARI, (2006), FREIRE (1982, 1996), SILVA, (2000), iremos desenvolver novas hipóteses e possíveis soluções para os problemas em questão.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura; Leitor; Aprendizagem; Educação.