Relatos de experiências sobre o projeto PBIS – Câmpus Palmas.

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  • Suelen Boese Geraldo
  • Ameriane Marquezoti Cortes
  • Kátia Cilene Silva Santos Conceição
  • Orientadora – katiaconceicao@ifpr.edu.br

RESUMO

Relatos de Experiências sobre o Projeto PBIS – Câmpus Palmas Suelen Boese Geraldo (Câmpus Palmas – PBIS) Kátia Cilene Silva Santos Conceição (Or.) susu-boese@hotmail.com Este trabalho visa apresentar algumas atividades desenvolvidas no projeto PBIS do IFPR, Câmpus Palmas intitulado “PIBID Câmpus Palmas: metas, estratégias, desafios, e perspectivas para a prática educativa e a formação docente”, coordenado e orientado pela professora Dra. Kátia Cilene Silva Santos Conceição, docente do colegiado de Letras do IFPR, Câmpus Palmas. O objetivo desse projeto consiste em acompanhar o desenvolvimento dos subprojetos do PIBID, nesse caso específico, o Subprojeto PIBID de Química, coordenado pela professora Beth Koltz e pela professora Marilei Mendes. O acompanhamento do Subprojeto tem por finalidade levantar dados sobre o desenvolvimento das ações propostas pelo mesmo para que possamos coletar informações de ações bem sucedidas para compartilhá-las com os demais Subprojetos que também estão sendo acompanhados por bolsistas PBIS. Inicialmente, para o levantamento dos dados do Subprojeto de Química, foram entrevistadas as coordenadoras do projeto com o intuito de coletar as informações sobre seleção de bolsistas e supervisores do projeto, principais ações em andamento, desafios e estratégias para minimizar as dificuldades encontradas na realização das atividades propostas pelos coordenadores. Nas entrevistas foram informados, por exemplo, a quantidade de bolsistas que já se desligaram do Subprojeto e os motivos, ações realizadas nas escolas que alocam o subprojeto, entre elas, avaliação da estrutura física da escola, conhecimento do funcionamento da gestão escolar, monitoria em aulas experimentais e de reforço, reuniões com os demais alunos bolsistas, supervisores e coordenadores para discutir e avaliar as atividades desenvolvidas. O projeto PBIS está dividido em algumas etapas. Assim, após a coleta e comparação dos dados fornecidos pelos coordenadores dos Subprojetos, as informações serão analisadas e os resultados socializados com o grupo de coordenadores a fim de tentar minimizar as dificuldades encontradas para o bom desenvolvimento das ações, bem como compartilhar aquelas que têm tido êxito, de forma a ampliar as perspectivas para o incentivo à formação do docente.

PALAVRAS-CHAVE: PBIS; PIBID; Pesquisa; Ensino/Aprendizagem.