Ensino-aprendizagem da língua Inglesa em escolas públicas e particulares.

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  • Matheus Kukul Bonatto
  • Leticia Aparecida Terres Kemes
  • Kátia Cilene Silva Santos Conceição
  • Orientadora – katiaconceicao@ifpr.edu.br

 

RESUMO

Este trabalho trata de um relato de experiência enquanto bolsista do Subprojeto de Inglês PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), do IFPR- Câmpus Palmas, e instrutor de língua inglesa em escolas de idioma e instituição privada de ensino regular. O objetivo do trabalho consiste em analisar os possíveis fatores que dificultam e facilitam a aprendizagem de uma língua estrangeira nestes ambientes escolares. Por meio do projeto PIBID foi possível, por observação e participação nas atividades escolares, conhecer a realidade dos estudantes de uma escola pública, seu ambiente de estudo, cotidiano e realidade escolar, contrapondo com a realidade que encontro no ambiente de trabalho como docente. Segundo pesquisadores como H. Douglas Brown (2007) e Jack C. Richards (2009), existem alguns elementos preponderantes para o sucesso ou o fracasso do aprendizado de uma língua estrangeira. Assim, como aluno do curso de letras – Português/ Inglês do Instituto Federal do Paraná e fundamentado nestes pesquisadores, sinto-me apto a estabelecer comparações científicas entre as duas realidades observadas. Para tanto, selecionei alguns fatores mencionados pelos autores: o material pedagógico utilizado, as características do ambiente escolar, o número de alunos em sala de aula, os recursos pedagógicos, a fluência do ministrante das aulas de língua e a motivação tanto do professor quanto dos alunos. Embora algumas conclusões pareçam obvias nessas comparações, outras são surpreendentes, pois nem sempre a ausência ou presença destes elementos são fatores que realmente influenciaram para o êxito ou fracasso na aprendizagem do idioma dos aprendizes observados. Alguns resultados apontaram que nem sempre o ambiente privado, cercado de subsídios, é o ambiente mais propício, bem como nem sempre as maiores dificuldades de ensino e aprendizagem estão no ambiente público. De acordo com as observações, ambos os ambientes apresentam suas vantagens e desvantagens em relação ao ensino e aprendizagem de Línguas e estes são alguns dados que serão destacados neste trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: PIBD; Ensino-aprendizagem; Língua Inglesa.