A prática docente do professor de língua inglesa.

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RESUMO

Este trabalho propõe-se a refletir a prática do professor de Língua Inglesa em sala de aula, fundamentado em observações realizadas durante as atividades do Subprojeto PIBID de Inglês do IFPR, Câmpus Palmas em 2012 e 2013. A observação da metodologia de ensino empregada pelos docentes das aulas observadas levou-nos a analisar alguns dos possíveis fatores que interferem na aprendizagem do idioma durante as aulas de língua inglesa, tornando-as pouco produtivas. Constatamos que o uso contínuo do livro didático fazia com que os alunos se sentissem cada vez mais desmotivados a aprender o idioma. Notamos também uma resistência dos professores quanto ao uso do idioma nas suas aulas, o que pôde colaborar para a falta de objetividade na aprendizagem, uma vez que a aula era ministrada toda em português. Com o intuito de buscar alternativas que pudessem contribuir para o melhor desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos e valorização da disciplina, foram propostas, por parte do Subprojeto de Inglês, aulas com uma metodologia de ensino fundamentada em atividades interativas, propiciando um envolvimento maior dos alunos com o idioma. Para este propósito foram exploradas atividades pedagógicas, mesmo as constantes no livro didático, por meio do uso de jogos diversos, teatro, músicas, vídeos, e diálogos com o objetivo de tornar o tempo de sala de aula mais descontraído e prazeroso. Além disso, o ensino foi reforçado com atividades em grupo, dupla e apresentações culturais com uso da língua inglesa. Esta proposta baseia-se na concepção sociointeracionista de aprendizagem que visa estimular o aluno ao uso social da Língua Inglesa, valorizando suas contribuições e fazendo com que o estudante envolva-se nas atividades para que futuramente ele consiga desenvolver autonomia no uso da língua estrangeira. Os resultados demonstraram uma maior participação dos alunos nas atividades e interesse pelo idioma, bem como um aumento na autoestima ao perceberem que conseguiam comunicar-se em inglês. Assim, concluímos a validade de experimentar outras modalidades de ensino da Língua Inglesa para que os alunos descubram o potencial do idioma, mesmo na escola, supostamente vista como um ambiente onde não é possível desenvolver habilidades comunicativas do idioma.

PALAVRAS-CHAVE: PIBID; Inglês; Prática Docente; Metodologia de Ensino.