Criação cênica com teatro de sombras através de contos infantis.

[menu name=”Anais”]

RESUMO

Criação cênica com teatro de sombras através de contos infantis Carla Kohl Camargo Carine Xavier carla-kohl@hotmail.com RESUMO O teatro de sombras trabalha com precisão e quando usada para educação pode estimular e desenvolver o sentido da experiência e aumentar a clareza do individuo e da realidade, por um processo de expressão e comunicação. A proposta pedagógica surge do programa PIBID-Teatro, em andamento, que realizará uma pesquisa cênica sobre o teatro de sombras e sua origem na China. A proposta será executada no Colégio Estadual Alto da Glória na cidade de Palmas Paraná com alunos do sétimo ano, do período vespertino, com enfoque nos contos infantis dos Irmãos Grimm. Tem como objetivo explorar a criação cênica com o teatro de sombras, com a temática de contos infantis, comparando com a sua origem no folclore europeu ocidental. A metodologia será pesquisa bibliográfica e pesquisa ação, tendo como base teóricos da área e as DCE´s. O teatro de sombras trabalha com a precisão e quando usada para educação pode estimular e desenvolver o sentido da experiência, aumentar a clareza do individuo e da realidade, por um processo de expressão e comunicação. Fazer teatro de sombras é uma arte muito artesanal e assim se descobrem muitos detalhes na escuridão. Explorar a criação cênica, estudar as técnicas usadas, descobrir, enfrentar desafios. Os contos de fadas são considerados clássicos em toda literatura mundial, a qual se pretende conhecer todos os tipos de contos e conhecer as suas origens. Trazer para a realidade a história dos contos e instigarem a curiosidade para que se descubram talentos interiores. Abordará os contos mais antigos dos Irmãos Grimm, que transformaram os contos de fadas. O teatro de sombras tem seu tempo e domínio para deixar fluir a imagem e é uma ação continua que precisa de luz, assim como outros elementos das Artes. De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná, a possibilidade que o teatro oferece para a educação propõe que o aluno exercite a memorização, a criatividade, a coordenação e a socialização. Os personagens e o cenário serão fabricados pelos participantes. Discutir um tema através de ações teatrais é criar, transformar, observar e aprender. Os resultados serão obtidos ao longo do tempo em que a pesquisa e as criações cênicas dos contos infantis forem desenvolvidas. Palavras chave: TEATRO DE SOMBRAS; CONTOS INFANTIS; PROCESSO CÊNICO.

PALAVRAS-CHAVE: Teatro de Sombras; Contos Infantis; Processo Cênico.