Álcool favorecendo a alfabetização científica.

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  • Débora Maira Oliveira
  • Marília Dos Santos Ribeiro Moreira
  • Ana Flávia Polese
  • Elisangela Alves da Silva
  • Kerli Cris Ferraz
  • Vagner Cenes de Oliveira
  • José Adilson de Almeida
  • Orientador – almeidajadilson@hotmail.com

RESUMO

No âmbito escolar a contextualização tem sua importância no processo ensino aprendizagem, pois contextualizar é uma forma de atrelar o ensino com a vida do aluno, proporcionando um ambiente de discussões e reflexões. As evidências do consumo de bebidas alcoólicas que fazem parte do dia a dia dos adolescentes nos levaram ao interesse de intervir em sala de aula contextualizando o conteúdo. As bebidas alcoólicas são as substâncias psicotrópicas mais utilizadas por adolescentes. O consumo de bebidas alcoólicas no Brasil só é legalmente permitido após os 18 anos de idade, no entanto, os empecilhos são pequenos para que os adolescentes comprem e consumam álcool. O presente trabalho teve como objetivo contextualizar o conteúdo e analisar aspectos da problemática do alcoolismo, abordando aspectos históricos, químicos, biológicos e sociais, proporcionando a compreensão do conteúdo e a conscientização sobre alcoolismo. Portanto, desenvolveu- se o projeto com os alunos do 3° ano do Colégio Estadual Sebastião Paraná, em Palmas – Paraná onde realizou-se pesquisas sobre a história das bebidas alcoólicas, sua ação no organismo e suas consequências na sociedade. Realizaram-se ainda visitas técnicas: cervejaria e associação dos alcoólicos anônimos. O trabalho buscou enfatizar junto aos alunos a importância de saber o teor alcoólico; qual é a ação da bebida no organismo; o consumo excessivo de bebidas alcoólicas tem como consequência a principal doença o “alcoolismo”, e como é refletida a ação do álcool na sociedade. Através desse trabalho os alunos demonstraram interesse em conhecer desde o processo de produção de bebidas mais consumidas, sua ação no organismo e suas consequências na vida social, relacionando – os com o ensino de química. A multidisciplinaridade do tema instigou a curiosidade dos alunos, proporcionando momentos dialógicos e reflexivos contribuindo para a aprendizagem e possibilitando a conscientização sobre o problema do consumo abusivo de álcool. Fonte financiadora do projeto: CAPES

PALAVRAS-CHAVE: Contextualização; Álcool; Ensino de química.