Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional do IFPR: significados e impactos no trabalho de professores do Instituto Federal do Paraná – IFPR, Câmpus Palmas.

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RESUMO

O trabalho objetiva socializar resultados parciais das atividades realizadas na pesquisa “Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional do IFPR: significados e impactos no trabalho de professores do Instituto Federal do Paraná – IFPR, Câmpus Palmas”. O projeto pretende analisar a proposta de formação pedagógica do IFPR implementada através do Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional e discutir significados e impactos desse modelo formativo no trabalho de professores inseridos no programa. Na etapa inicial, em andamento, realizamos estudos sobre aspectos históricos e legais do Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional do IFPR; estudo do Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC); levantamento documental/bibliográfico da literatura que discute a formação docente no país; acompanhamento de atividades do curso. Posteriormente, aprofundaremos os significados e impactos da formação pedagógica sobre o trabalho de professores do IFPR. Com a criação dos IFs em dezembro/2008, a questão da oferta de vagas para formação de professores para a Educação Básica e Profissional foi colocada em forma de lei, como uma das metas a serem cumpridas pelos institutos. O IFPR, com o intuito de cumprir a lei, organizou um curso de formação pedagógica na modalidade EaD. Embora o modelo não tenha agradado a todos, conforme depoimentos de participantes {“As aulas tem bom conteúdo; o modelo é que não é atraente” (CURSISTA 1); “Gosto dos conteúdos; são bons, mas é cansativo 4 horas seguidas, sem interação (…)” (CURSISTA 2)}, é plausível que o IFPR procurou implementar a lei. No entanto, as atividades do curso estão interrompidas há um ano, sem ainda, previsão de retorno. Diante da demora em resolver a continuidade do curso, podemos inferir que a formação pedagógica de docentes no IFPR ainda não recebeu lugar de destaque. Pereira (2014, p. 1-2), ao analisar o histórico da formação de professores para a educação profissional no país, afirma: “Se uma retrospectiva se faz das iniciativas no sentido de formar o professor para o conteúdo específico da educação profissional e tecnológica ou mesmo para esta modalidade de formação, elas vêm assinadas pela alcunha de emergenciais, fragmentárias, pouco intensivas e com um caráter bastante conservador, colocando-se distante das necessidades atuais ou até mesmo apenas em atendimento a exigências que, muitas vezes, escapam ao domínio dos interesses da sociedade como um todo. Isto significa que, embora nos últimos anos tenham se ampliado as vozes na defesa da capacitação, não se evidenciaram ainda políticas públicas incisivas e contínuas no sentido de qualificação docente para a Educação Profissional e Tecnológica”. Diante desse contexto, podemos nos perguntar: Qual a real importância da formação pedagógica de professores para a Educação Profissional no IFPR? Qual é efetivamente a proposta de formação pedagógica para docentes do IFPR? Se a formação pedagógica é objetivo central do IFPR, o curso não deveria ter sido retomado, mesmo em outro formato? De que forma será encaminhada a formação pedagógica dos professores que faziam parte do curso e dos demais docentes não licenciados? Questões como essas requerem aprofundamento e continuidade do estudo.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Profissional e Tecnológica; Formação Pedagógica; Institutos Federais.