Consumo sustentável na Escola-PIBID, subprojeto ciências biológicas.

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  • Mariana Priscila Vedovatto
  • Kaueli Aline Cerbaro
  • Alauana Carolina Brunetti
  • Angela Maria Segobio
  • Débora Raquel Mergen Lima Reis
  • Gustavo Luis Lopes Silveira
  • Rosângela Maria Stahlschmidt
  • Sirlene Faccin
  • Verginia Mello Perin Andriola
  • Orientadora – verginia.andriola@ifpr.edu.br

RESUMO

O homem tem sido responsável por rápidas e drásticas transformações no mundo, gerando grandes problemas ambientais. Um deles é a produção excessiva de lixo e a falta de destinação correta do mesmo. Desta forma, o tratamento adequado do lixo deve ser considerado uma responsabilidade social. A Educação Ambiental é o primeiro passo para a formação de cidadãos conscientes e preocupados com o desenvolvimento sustentável. Levando-se em consideração a necessidade da conscientização ambiental, passou-se a observar o consumo e a destinação do papel na Escola e a partir destas observações, pensou-se em um projeto de intervenção, que foi implantado e vem sendo realizado no Colégio Estadual Sebastião Paraná – EFM, do município de Palmas – PR, tendo como objetivo contribuir para a conscientização em relação ao uso e aproveitamento do papel. A aplicação vem ocorrendo nas turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e de Ensino Médio, além de ser estendido a todos os setores do estabelecimento. Visando a realização da prática da educação ambiental, com mudança nos hábitos do consumo exagerado do mesmo e evitando desperdícios, foram distribuídas caixas identificadas nas salas de aula, secretaria e sala de professores, orientando a todos sobre a redução e reutilização do próprio material, reduzindo gastos de papéis na escola e diminuindo os efeitos negativos do consumo exagerado ao meio ambiente. O material foi depositado no seu devido lugar e depois encaminhado para a reciclagem. A iniciativa foi bem aceita pela escola, tendo a colaboração de todos para com o projeto. Os alunos expandiram a ideia para familiares, que também iniciaram a reutilização do papel, em suas casas. O presente projeto considera os seus objetivos cumpridos até o momento, sendo que já se torna possível observar a redução no consumo e a destinação correta do material. O projeto será contínuo ao longo do ano de 2014, podendo estender-se aos próximos anos.

PALAVRAS-CHAVE: Lixo; Educação Ambiental; Papel; Reciclagem; Escola.