O bom professor e sua prática: concepções de alunos do curso de letras IFPR-Palmas.

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RESUMO

Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com os alunos do 5º período do Curso de Letras Português-Inglês do IFPR, Câmpus Palmas, na disciplina Seminário Interdisciplinar de Educação e Linguagem. A disciplina propõe uma articulação entre as disciplinas do período letivo com o objetivo de elaborar uma síntese dos conhecimentos veiculados pelos professores do período. O eixo temático selecionado para a disciplina foi “O bom professor e sua prática”, fundamentado no trabalho de pesquisa de campo educacional, de Maria Isabel Cunha (2012), iniciado em 1982, onde a autora busca elaborar um perfil do bom professor e sua prática. A partir de suas reflexões e das análises críticas realizadas em sala de aula, foi proposto aos alunos do 6º período do curso de Letras que repetissem a investigação da autora com o corpo docente do curso. Assim, foi elaborado um questionário com assuntos referentes ao estudo da autora para que os alunos, ao observarem a aula de um professor do curso, analisassem a qualidade da aula. Nesse sentido, as respostas dos alunos revelam, por meio de seu julgamento sobre a boa prática do professor que escolheram para observar, algumas de suas crenças sobre o bom professor e sua prática. Na análise das respostas é possível construir o perfil de professor que estes futuros professores delinearam, bem como o que consideram aceitável e questionável na prática docente. O objetivo do estudo consistiu em verificar (mesmo que em uma proporção reduzida) os contrastes e coincidências com o estudo feito pela autora, além de buscar entender os processos de mudança nos conceitos revelados em sua pesquisa, em comparação com a perspectiva dos alunos de Letras sobre uma prática pedagógica ideal. Os resultados demonstram que algumas crenças ainda se mantêm, enquanto outras se mostram conflitantes, resultado das décadas de distanciamento do trabalho realizado pela autora e das transformações socioeconômicas e culturais dos alunos, bem como das novas concepções de educação.

PALAVRAS-CHAVE: Letras-Palmas; Ensino; Aprendizagem.