PIBID IFPR- Palmas: metas, estratégias, desafios e perspectivas para a prática educativa e a formação docente.

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  • Ameriane Marquezoti Cortes
  • Suelen Boese Geraldo
  • Kátia Cilene Silva Santos Conceição
  • Orientadora – katiaconceicao@ifpr.edu.br

RESUMO

PIBID IFPR- Palmas: metas, estratégias, desafios e perspectivas para a prática educativa e a formação docente. Ameriane Marquezoti Cortes (Câmpus Palmas – PBIS) Kátia Cilene Silva Santos Conceição (Orientadora) ameriane_marquezoti@hotmail.com Este trabalho trata da proposta de projeto de pesquisa intitulado PIBID IFPR-Câmpus Palmas: metas, estratégias, desafios e perspectivas para a prática educativa e a formação docente, coordenado pela professora Dra. Kátia Cilene Silva Santos Conceição e desenvolvido por bolsistas PBIS do Câmpus Palmas. O intuito iconsiste em investigar os processos desencadeados nos Cursos de Licenciatura do IFPR-Câmpus Palmas pelo Programa PIBID, da CAPES, e propiciar ferramenta de análise dos resultados do programa no âmbito do IFPR-Palmas. As reflexões que o programa tem estimulado acerca da formação docente e da prática educativa têm gerado um conjunto de ações por parte dos envolvidos nos subprojetos (professores e pesquisadores do ensino superior, professores do ensino básico e discentes do Câmpus), ressaltando as mudanças de postura sobre a formação docente. O projeto tem como objetivo geral acompanhar as propostas de ações do PIBID IFPR-Palmas propiciadas pelos subprojetos, suas dificuldades, desafios e resultados. A pesquisa foi organizada em etapas, sendo a primeira a coleta, estudo e a análise dos dados sobre as ações promovidas pelos subprojetos do PIBID no Câmpus Palmas. Para a segunda etapa, são propostos encontros para relatos de experiência (bolsistas, coordenadores e supervisores) sobre os métodos e metodologias, técnicas e abordagens de ensino utilizados nas diversas áreas contempladas pelos subprojetos, bem como o compartilhamento de atividades em andamento, dúvidas e anseios dos participantes. O que se espera é poder levantar subsídios que se somem aos esforços dos subprojetos, de forma que todos os coordenadores possam contribuir para o aprimoramento das ações desenvolvidas. Os estudantes envolvidos no projeto de pesquisa participam de encontros semanais com a coordenação do projeto para orientação, sistematização e discussão do andamento das atividades para que as modificações, quando necessárias, sejam providenciadas. Além disso, o orientador faz o controle da presença semanal do estudante, dando suporte necessário para que as atividades sejam realizadas, bem como orienta a elaboração e envio de relatórios. Acreditamos que a proposta da pesquisa beneficiará os estudantes em sua formação no âmbito da pesquisa acadêmica e no aprimoramento das habilidades de produção de escrita e oral, uma vez que é necessário produzir relatórios e participar em eventos para divulgação de resultados do projeto. Além disso, o projeto possibilita a troca de experiências pertinentes à formação cientifica, a inclusão social do estudante e também amplia suas perspectivas de estudo devido à característica multidisciplinar da pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE: PBIS; PIBID; Investigar; Experiência.