Verificação da aptidão física de escolares entre 9 e 11 anos do município de Palmas-PR.

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  • Aline Mati Shimosaka
  • Nikolas Guilherme Schulze Lopes
  • Raphaele Cristine Fonseca Carneiro
  • Cezar Grontowski Ribeiro
  • Orientador – cezar.ribeiro@ifpr.edu.br

 

 

RESUMO

Introdução: Este trabalho apresenta resultados parciais do projeto Melhoria da Saúde e Qualidade de Vida no IFPR Câmpus Palmas. A avaliação da saúde e condição física da criança é fundamental quando se pretende observar as condições que afetam a saúde, identificando possíveis deficiências na aptidão física, servindo como referência para organização de atividades que permitam melhorar a vida do sujeito. Objetivo: Verificar os níveis de aptidão física dos escolares entre 9 a 11 anos de idade, residentes no município de Palmas-PR. Metodologia: Participaram deste estudo 25 escolares entre 9 a 11 anos, sendo 15 meninas e 10 meninos. Os testes usados foram: Utilizou-se os testes do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR,2012), da potência de membros inferiores (salto horizontal), potência de membros superiores (arremesso de medicine-ball de 2 Kg), de agilidade (teste do quadrado). Foi efetuada a análise descritiva dos dados, enquadrando os resultados na classificação proposta. Resultados: Os dados coletados mostram percentuais altos de crianças na classificação “fraco”, nas três variáveis analisadas: força de membros inferiores (88%), força de membros inferiores (84%) e agilidade (88%), de acordo com as tabelas de referências da PROESP-BR. A classificação “razoável” teve 12% nas três variáveis, e a força de membros superiores obteve 4% classificados como “bom”. Conclusão: As crianças mostraram em sua grande maioria possuírem déficits de aptidão nas três variáveis analisadas, demonstrando existir um estilo de vida pautado na atividade física insuficiente, que poderá se refletir nas fases posteriores da vida, onde os sujeitos tendem a apresentar comportamentos e estilo de vida ainda mais sedentários, ocasionando doenças relacionadas a inatividade física. Desse modo, sugere-se a organização de ações no ambiente escolar e na vida comunitária, que permitam um estilo de vida mais ativo, melhorando as condições físicas e a saúde das crianças, e, consequentemente, educando para uma população jovem, adulta e idosa, mais saudáveis.

PALAVRAS-CHAVE: Aptidão física; Saúde; Estilo de vida.