PIBID de educação física: Aptidão física de escolares entre 8 e 9 anos de idade.

[menu name=”Anais”]

 

 

RESUMO

Introdução: O desempenho humano em testes específicos indica diversos fatores que podem auxiliar na detecção de deficiências ou criação de estratégias para melhoria da saúde e qualidade de vida. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBID, além de preparar futuros docentes, pode ser um importante aliado na análise de estratégias que possam contribuir na formação e crescimento dos educandos. Objetivo: Avaliar a aptidão física dos alunos com 8 a 9 anos. Metodologia: Estudo descritivo, transversal, quantitativo, em que foram avaliados 18 meninos e 20 meninas (n=38), com faixa etária entre 8 e 9 anos de idade, participantes do PIBID na Escola Municipal Senhorinha Miranda Mendes, do município de Palmas – PR. A coleta de dados foi efetuada por meio dos testes de flexibilidade (sentar e alcançar), abdominal (1 minuto) e potência de membros inferiores (salto horizontal), conforme descritos no manual do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR, 2012). A análise foi descritiva, observando-se os percentuais obtidos a partir das classificações propostas nos protocolos dos testes. Resultados: As mensurações demonstraram que, na variável flexibilidade 78,95% dos pesquisados encontra-se saudável enquanto que 21,05% estão na zona de risco. Quando analisada a força abdominal, que avalia a força ósteo-muscular, 63,16% foram classificados como saudáveis e 36,84% estão na zona de risco, valor considerado elevado para a faixa etária. Na potência de membros inferiores, 50% foram classificados como fraco, 28,94% como razoável, 10,53% como bom e 10,53% como muito bom. Conclusão: Quando analisado o quadro geral, percebe-se um percentual grande de crianças situadas na zona saudável, no entanto, os percentuais de sujeitos na zona de risco para desenvolvimento de doenças, principalmente hipocinéticas, observados nas variáveis flexibilidade e força abdominal, são alertas para que sejam elaboradas ações no sentido de melhorar a aptidão física dos sujeitos dessa faixa etária. A força de membros inferiores mostrou dados preocupantes, já que metade dos pesquisados foi classificado como fraco, fator que entendemos seja derivado, principalmente, da inatividade física e permanência de um maior tempo na posição sentado ou deitado. Desse modo, sugere-se a implantação de ações urgentes, que possam minimizar os quadros encontrados, proporcionando maior nível de condição física e saúde aos escolares, como forma de garantia de jovens e adultos mais saudáveis no futuro próximo, minimizando riscos e garantindo maior qualidade de vida.Agências de Fomento: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do IFPR – PIBID/CAPES.

PALAVRAS-CHAVE: Aluno; Aptidão física; Flexibilidade; Força; Saúde.