A re-significação das emoções por meio da promoção de saúde mental infantil.

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  • Zeila Espindola Lima
  • Jéssica Maria de Auda
  • Daiane Antoniolli
  • Mariane Signor
  • Micheli de Jesus Ferreira
  • Silvia Heck
  • Gimene Cardozo Braga – Professor
  • Orientadora – gimene.braga@ifpr.edu.br

 

 

RESUMO

A promoção em saúde mental caracteriza-se por fortalecer e potencializar os processos saudáveis de reconhecimento e empoderamento das emoções, pensamentos e reações comportamentais. A necessidade de ampliar ações de promoção é evidente devido aos índices de 10% a 20% de agravos mentais presentes em crianças e jovens. O objetivo deste estudo é verificar os resultados de grupos de promoção de saúde com crianças de uma escola de ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória realizada em uma escola municipal de ensino básico e fundamental no sudoeste do Paraná. A coleta de dados deu-se em maio-junho de 2014 a partir de três diários de campo oriundos do projeto de extensão – A contação de histórias como ações de enfermagem: promovendo saúde mental infantil, referente ao período de abril a dezembro de 2012. Os dados foram analisados através do método de análise de conteúdo de anotações de um total de 8 encontros, de 17 crianças, de idade entre 8 a 10 anos pertencentes da turma 5º ano B. Os encontros aconteceram, quinzenalmente, com duração aproximada de uma hora cada, e foi utilizada como metodologia de intervenção o grupo operativo descrito por Pichon-Rivière. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UTFPR sob o parecer nº 490.857. As emoções que se destacaram foram: a raiva, a tristeza, o medo e a felicidade. A raiva está relacionada às relações pessoais e com relação à política do município. A tristeza apareceu nos relacionamentos familiares, e na realização de afazeres domésticos. O medo está relacionado com as provas escolares e a felicidade está relacionada às férias e ao relacionamento com a professora regente da turma. Considerando a análise do processo grupal verifica-se que as crianças desenvolveram pertença e cooperação presentes na união do grupo, de forma a transformar um problema individual em uma preocupação coletiva. Ao abordar diferentes situações emocionais a tele apresenta-se por vezes positiva e por vezes negativa. Falar sobre as emoções proporcionou as crianças re-significar suas de forma que as crianças puderam demonstrar o sentimento de amor que sentem pela professora, refletir e problematizar as dificuldades familiares re-significando-as durante o processo grupal.

PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem; Saúde Mental; Promoção da Saúde.