PIBID: revendo conceitos na carreira docente.

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RESUMO

Há uma defasagem significativa de profissionais docentes na educação. Acredita-se que a docência não é uma opção profissional procurada pelos jovens. É necessário discutir tal problema e identificar quais fatores interferem nesse posicionamento, ou seja, porque tem diminuído a demanda pelas carreiras docentes. A falta de professores pode ser relacionada às seguintes crenças: salários baixos, péssimas condições de trabalho, desinteresse dos alunos e da família, falta de apoio do poder público, falta de prestígio social, entre outras. Todas essas crenças contribuem para a desvalorização da carreira docente. Atualmente algumas universidades, com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciaturas aderiram em parceria com a CAPES o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), o qual insere os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação. Isto promove a integração entre educação superior e a educação básica. Assim, o acadêmico tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a realidade escolar, colocando em “práxis” o que se articulou em sala de aula. A procura pelas licenciaturas tem diminuído a cada ano. Situação que torna-se preocupante, pois a falta de professores para lecionar nas disciplinas de Letras, Física, Ciências Biológicas, Geografia, História e Matemática motivou o MEC a criar programas entre ele o GESTAR para qualificar pessoas que atuam na educação sem formação especifica. Com o objetivo de incentivar o aluno a ingressar nas licenciaturas, uma das ações a ser desenvolvida no Colégio Estadual Monsenhor Eduardo no município de Palmas – PR será coletar dados a respeito dos interesses e crenças profissionais dos discentes. Utilizar-se-á de questionários seguido de palestras na busca de alternativas para quebrar os paradigmas internalizados na profissão docente. Inicialmente a fundamentação teórica da pesquisa foi elaborada com base em autores, como: AMARAL (2009), FREIRE (2004), GARCIA (1999), LISBOA (2002), PERRENOUD e THURLER (2002).

PALAVRAS-CHAVE: PIBID; Formação Docente; Crenças; Licenciatura.