Mudanças emocionais e comportamentais de crianças pertencentes a um grupo de saúde mental infantil.

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  • Jéssica Maria de Auda
  • Zeila Espindola Lima
  • Daiane Antoniolli
  • Mariane Signor
  • Micheli de Jesus Ferreira
  • Silvia Heck
  • Gimene Cardozo Braga
  • Orientadora – gimene.braga@ifpr.edu.br

RESUMO

O projeto de pesquisa “Crianças e o re-conhecimento das emoções: verificando resultados de um grupo promoção de saúde mental” propõe por meio da inserção dos estudantes da graduação de enfermagem do Instituto Federal do Paraná – Palmas a produção de conhecimentos ligados às práticas e o desenvolvimento de ações de educação e promoção da saúde mental infantil em uma escola de educação infantil e fundamental do município de Palmas-PR. Objetivo deste trabalho é verificar as mudanças comportamentais de crianças do 4º ano D após a participação dos grupos de promoção de saúde mental. A coleta de dados deu-se em maio-junho de 2014 a partir de três diários de campo oriundos do projeto de extensão – A contação de histórias como ações de enfermagem: promovendo saúde mental infantil, referente ao período de abril a dezembro de 2012. Os dados foram analisados através do método de análise de conteúdo de anotações de um total de 08 encontros, de 20 crianças, de idade entre 10 a 13 anos pertencentes da turma 4º ano D. Os encontros aconteceram, quinzenalmente, com duração aproximada de uma hora cada, e foi utilizado como metodologia de intervenção o grupo operativo descrito por Pichon-Rivière. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UTFPR sob o parecer nº 490.857. Através da analise dos diários foi possível perceber que a turma do 4º ano D nas 2 primeiras semanas, não interagia durante as atividades propostas, alguns integrantes eram mais retraídos, outros apenas falavam a respeito do que sentiam, mas não explicavam o motivo pelo qual expressavam tal sentimento. De fato, isso ocorria devido o estranhamento, reação esta esperada, durante o processo de aproximação entre as promotoras de saúde e as crianças. Com o desenvolvimento da pertença no grupo as crianças conseguiram expressar e relatar seus sentimentos e emoções, correlacionando-os com os fatos e possíveis motivos. A evolução emocional da turma e o desenvolvimento satisfatório das atividades só ocorreram a partir da criação de vínculo entre coordenadores e integrantes do grupo de saúde mental. Com a atuação do grupo de promoção de saúde verificam-se mudanças comportamentais significativas como maior interação com a atividade e entre os participantes, diminuição de relatos de sentimentos negativos e maior expressão de sentimentos positivos, além da produção de cooperação manifestada no interesse de ajudar os colegas com dificuldade relacionais. Conclui-se que as atividades de promoção de saúde mental proporcionaram ao grupo o desenvolvimento da união grupal e o empoderamento das reações comportamentais de maneira a facilitar o re-conhecimento emocional.

PALAVRAS-CHAVE: Crianças; Saúde Mental; Enfermagem; Promoção da Saúde.