Fotografia teatral: tecnologia e a escola, junção com propósitos criativos e pedagógicos.

[menu name=”Anais”]

RESUMO

A tecnologia está cada vez mais globalizada e uma das consequências é a acessibilidade no dia a dia comum e na escola. Essa dinâmica dos novos meios tecnológicos deve estar inserida no contexto escolar com o seu uso para melhorar as aulas e seu potencial de aprendizado. Dentre as práticas efetivas no ambiente escolar, a presença da matéria de Arte está ganhando cada vez mais visibilidade, permeando suas abordagens no desenvolvimento educativo do ser humano. Nessa linha o presente resumo tem como proposta pedagógica, inserida no projeto PIBID – Teatro 2014, realizado no Colégio Estadual Alto da Glória, interior do Paraná, a junção da fotografia e do teatro como processo de criação. Adentrando esses dois ramos da arte no ambiente escolar, temos uma grande produtividade, o teatro amplia o conhecimento dos alunos e a fotografia está muito presente na vida dos jovens tecnológicos. Para o desenvolvimento do projeto será utilizado à metodologia pesquisa bibliográfica e ensino-pesquisa, tendo como base teórica, as Diretrizes e Bases Curriculares, utilizando os três momentos pedagógicos, teóricos do teatro-fotografia e BOAL (2010). O objetivo desse projeto é desenvolver nos alunos do 9º ano, habilidades artísticas com elementos cênicos e a visualidade artística da fotografia, estimulando assim o aprendizado diferenciado como resultado esperado. Primeiramente ocorrerá a teorização dos temas, seguido das aulas de criação e desenvolvimento dos grupos e finalizando com as apresentações dos resultados obtidos. Com o uso dos elementos cênicos, alguns alunos irão criar breves cenas utilizando-se dos jogos teatrais para esse processo criativo, enquanto outros registrarão a dinâmica dos grupos por meio de fotos, ocorrendo sempre o revezamento dos grupos, para que todos possam passar por ambas as técnicas, tanto a de encenar como a de fotografar. Na fotografia teatral temos um enfoque em fotos onde o que se leva em consideração é o poder de transmitir a emoção que o fotografo captou durante a peça, ela se torna algo além de um mero retrato para fins de divulgação ou críticos, a foto torna-se uma forma fundamental para registrar o sentimento que aquele momento, naquela única apresentação, foi transmitido, visto que cada vez em que é encenada uma peça teatral, comparado a anterior, ela nunca será idêntica.

PALAVRAS-CHAVE: Arte; Escola; Fotografia; Tecnologia; Teatro.