Abordagem cts utilizando o tema compostagem como intrumento de ensino de química no médio.

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RESUMO

O ensino de química nas escolas brasileiras enfrenta grandes dificuldades pela falta de profissionais habilitados e que consigam abordar os conceitos químicos de forma interdisciplinar e científica. Estudar química muitas vezes é para o estudante uma ideia distante de sua realidade, porque, nos currículos escolares muitas vezes é priorizada a abordagem conteudista. Abordagens conteudistas estão focadas em vencer a ementa e na resolução de exercícios, de forma mecânica, sendo consideradas boas aulas, as aulas com os cadernos mais cheios e com as apostilas e livros com os conteúdos todos trabalhados em sala de forma quantitativa. No entanto esta abordagem muitas vezes deixa de lado um dos personagens mais importantes do processo de ensino e aprendizagem, o aluno. Abordagens que relacionam ciência, tecnologia e sociedade (CTS) favorecem a contextualização dos conteúdos químicos, servindo como uma ferramenta motivadora para que conceitos aprendidos em todas as disciplinas do currículo sejam aproveitados nas aulas, que normalmente promovem melhorias na qualidade de vida dos alunos, tornando a química uma ferramenta para que cidadãos críticos e conscientes possam estar sendo concebidos nos diferentes processos de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi utilizar o tema compostagem como ferramenta CTS para o ensino de química. Este estudo é fruto de um TCC do Curso de Licenciatura em Química do IFPR Câmpus Palmas, onde depois de feita a compostagem o conhecimento construído em atividades de ensino na graduação, foi compartilhado com 12 alunos do 2 o ano do Ensino Médio de uma Escola Pública da Cidade de Palmas em uma atividade de extensão. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários que foram respondidos pelos alunos, o pré-teste e o pós-teste. Os resultados indicam que 83 % dos alunos já conheciam o que era compostagem e 10 dos 12 alunos já associava o termo compostagem ao termo, agroquímicos. Após a atividade 7 alunos associaram química ao bem estar e 4 alunos afirmaram que a química está em tudo. É possível concluir com este estudo que abordagens CTS envolvendo o tema compostagem contribuem nos processos de ensino e aprendizagem, sendo uma ferramenta interdisciplinar para o ensino de química. Trabalhos futuros podem ser realizados envolvendo os alunos no processo de elaboração da compostagem, aproveitando os resíduos da escola, e acompanhando as alterações que ocorrem no composto, como a mudança da densidade e o aparecimento de anelídeos que se alimentam do material.

PALAVRAS-CHAVE: CTS; Ensino de química; Compostagem.