IFPR realiza III SE²PIN em Foz do Iguaçu

Entre os dias 20 e 23 de outubro, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) realiza o III Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa, e Inovação (SE²PIN), que acontece no Câmpus Foz do Iguaçu. O evento estima reunir 600 convidados, dentre eles 450 alunos. A programação conta com oficinas, simpósios, conferências, apresentações culturais e exposição de trabalhos dos alunos do Instituto.

A abertura acontece nesta segunda-feira (20), às 20h, seguida de uma palestra com o Professor Marco Randi sobre “Ciência, Tecnologia e Cotidiano”.

A terça-feira começa com uma conferência com o Professor Silvestre Labiak Junior com o tema “Compreender e Inovar é só Começar”. Depois, 18 oficinas serão realizadas, entre elas “Oficina de Debate sobre Política Contemporânea” e “Gastronomia Molecular: a Nova Ciência”. Elas estimulam o pensamento e o conhecimento prático dos estudantes. A tarde é destinada à mostra de trabalho dos alunos dos câmpus do Instituto, à Feira de Inovação Tecnológica (IFTech) e à Mostra de Robótica, que apresentará trabalhos já premiados na Olimpíada Brasileira de Robótica.

O dia 22 será destinado às visitas técnicas à Usina de Itaipu, às Cataratas do Iguaçu e ao Parque Tecnológico de Itaipu.

No último dia do III SE²PIN, uma conferência do Projeto Tamar visa à sensibilização sobre o meio ambiente. Ainda neste turno, simpósios – com objetivo de gerar discussões e futuros grupos de trabalho – acontecem sobre os mais variados assuntos, entre eles “A Física de Partículas, o LHC e as pesquisas envolvidas” e “Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC)”. No período da tarde acontecem outras apresentações de trabalhos dos alunos do IFPR.

Neste ano, o SE²PIN tem uma novidade que engrandecerá ainda mais o evento: a premiação com entrega de troféus. Serão 10 prêmios: nove para trabalhos com maiores notas em cada uma das grandes áreas do conhecimento listadas pelo CNPq e um para o melhor projeto da Feira de Inovação Tecnológica do IFPR (Iftech).

As manifestações culturais, oriundas dos câmpus do IFPR, engrandecem o evento com apresentações diárias.

O III SE²PIN demonstra a preocupação do IFPR em oferecer aos seus alunos uma educação completa e continuada, que os coloque para além da sala de aula e estimule as atividades de pesquisa e extensão.

Credenciamento para o evento acontece durante toda a segunda-feira (20)