Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação fala das expectativas para o III Se2pin

Educação, Ciência e Inovação para o Desenvolvimento Social é o desafio mais uma vez levantado pelo Instituto Federal do Paraná, desta vez pelo III Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (III SE2PIN – IFPR), que será realizado no Câmpus Foz do Iguaçu entre os dias 20 e 23 de outubro.

O tema escolhido para 2014 representa um dos grandes desafios para o país e principalmente para institutos de educação profissional e tecnológica. Trata-se de uma oportunidade de aproximar a produção e a agenda científica, tecnológica e pedagógica do IFPR, em relação aos desafios sociais que a realidade do estado apresenta. Claramente, a temática pretende desafiar e estimular nossos servidores e estudantes a abordar a ciência, a tecnologia e a inovação na dimensão social, com olhar para a realidade de cada uma das regiões em que o IFPR se insere.

O cartaz e a padrão visual do material do III SE2PIN pretendem mostrar à sociedade um IFPR unido e integrado à temática do desenvolvimento social. Pelas formas hexagonais dos materiais de divulgação, é como se cada grupo de pesquisa, cada trabalho apresentado, cada apresentação cultural, cada servidor, gestor ou estudante integrasse uma grande colmeia que dá vida à instituição e promove Educação, Ciência e Inovação para o Desenvolvimento Social do Paraná. Além disso, as formas também lembram a organização dos átomos de carbono no grafeno, material que, por ser forte, leve, quase transparente e excelente condutor de calor e eletricidade, poderá se constituir num dos mais importantes vetores de inovação, mas suas aplicações ainda são desafio para pesquisadores do mundo inteiro.

Tal qual o grafeno, o IFPR pode ser um importante vetor de soluções para nosso estado ou nosso país, mas só o será, mediante a mobilização de nossa comunidade na direção das temáticas da educação, ciência e inovação voltadas ao Desenvolvimento Social. Tal mobilização é, assim, um dos propósitos do III SE2PIN.

Diante de uma temática tão importante, o III SE2PIN se apresenta com novidades que reforçam a sua importância. Uma destas novidades é a realização de visitas, por parte dos estudantes, em dois importantes ambientes da cidade de Foz do Iguaçu: o Parque Nacional do Iguaçu e a Usina Hidroelétrica de Itaipu. As visitas inseridas na programação terão o papel de apresentar aos participantes, a importância do desenvolvimento tecnológico combinado com a sustentabilidade, o papel da ciência na preservação ambiental, os efeitos positivos e negativos de implantação de uma obra da envergadura de Itaipu.

Outra novidade da edição 2014 do SE2PIN é a inserção dos chamados “Simpósios Temáticos” na programação. Estes simpósios constituem-se como espaços em que servidores do IFPR, de diferentes câmpus, encontram-se para discussão de temas em extensão, ensino, pesquisa e inovação, em diferentes áreas tendo o propósito de estreitar relações entre profissionais de diferentes câmpus. Espera-se que os Simpósios Temáticos estimulem a construção de redes de pesquisa multicampi. Também se constitui como novidade a participação das equipes campeãs das Olimpíadas de Robótica e das Feiras de Inovação Tecnológica (Iftech) do IFPR, que deve mostrar o talento, criatividade, dedicação e espírito empreendedor de nossos estudantes.

Por fim, as já tradicionais oficinas, apresentações culturais, as conferências e claro, as apresentações dos trabalhos científicos e tecnológicos de nossos estudantes, representam a plena manifestação do IFPR como instituição promotora de ensino profissional e tecnológico com forte ligação à realidade de nosso estado e de nosso país. Assim, com espírito e proposta sempre renovados, o III Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Paraná se apresenta a você, então, apoie, divulgue, curta esta ideia!

Professor Ezequiel Burkarter

Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação