Apresentação de Trabalhos – Modalidade Comunicação Oral

A apresentação de trabalhos, através da comunicação oral, tem por objetivo a prática de exposição dialogada dos trabalhos, criando dessa forma, um senso de comunidade científica, além da interação entre os estudantes, professores e órgãos de fomento.

Para está edição do Sepin serão disponibilizados um total de 40 vagas. Os trabalhos que forem inscritos para esta modalidade, passarão por um processo de seleção, que priorizará os resumos com a melhor redação científica e que apresentem resultados consistentes, mesmo que ainda parciais.

Os estudantes que forem selecionados terão 20 minutos de apresentação, sendo que destes 15 minutos é para a explanação do estudante e os 5 minutos restantes é destinado para a avaliação, os comentários e as sugestões da Comissão Avaliadora.

A exposição do trabalho deverá ser realizada pelo autor apresentador, cadastrado no ato da inscrição, poderá ainda, ser apresentado pelo seu suplente, que no ato da inscrição deverá também ser informado. Caso ocorra a impossibilidade da presença do autor, deverá ser encaminhado, através do e-mail sepin.proepi@ifpr.edu.br, uma notificação com a justificativa da não apresentação pelo autor, para que haja a substituição pelo seu suplente, e o certificado seja emitido com o nome correto do apresentador. E ocorrendo  a impossibilidade da apresentação pelo autor e seu suplente, deverá ser encaminhada a comissão uma justificativa para a não apresentação.

A avaliação da comunicação oral será realizada, com base nos quesitos:

• contribuição do estudante no projeto de pesquisa
  • apresentação dos objetivos, metodologia, e resultados, e ainda caso houver as conclusões do trabalho.
  • domínio do conteúdo trabalhado pelo estudante
  • adequação do tempo de apresentação

Os estudantes classificados para a modalidade de apresentação oral, deverão se dirigir a sala destinada para realizar a apresentação com antecedência de 10 minutos do horário estipulado para sua explanação.

Em nenhuma hipótese haverá alteração no cronograma, caso alguma apresentação não ocorra, por qualquer motivo, o próximo estudante deverá aguardar o seu horário para realizar a apresentação. Haverá um coordenador na sala, além dos avaliadores, que organizará a ordem, o tempo de apresentação e de perguntas.

Estará disponível, em cada sala de apresentação um aparelho projetor e um computador para utilização do estudante.

A lista dos trabalhos, bem como os estudantes aprovados para apresentação oral, estará disponível no site – www.sepin.ifpr.edu.br –  até 20 dias antes do inicio do evento

O ensalamento, com a distribuição de apresentação por sala e horário de apresentação de cada trabalho estará disponível para consulta, no site, até o dia 15 de outubro.