Visitas à Itaipu e às Cataratas encantam participantes do III SE²PIN

Os inscritos no III SE²PIN participaram nesta quarta-feira (22) das visitas técnicas previstas na programação. Em grupos, eles visitaram a Usina Hidrelétrica de Itaipu, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e o Parque Nacional Iguaçu, todos na cidade sede do evento.

Para muitos estudantes e servidores do IFPR a experiência foi realizada pela primeira vez. “Não conhecia o PTI e me impressionei com a estrutura, principalmente pela concentração de três universidades dentro do Parque, além de uma representação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O SE²PIN me proporcionou conhecer um local como esse, que me possibilitou até fazer contatos relacionados ao meu projeto”, ressalta Jocílio Frota, aluno do curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativsta do Câmpus Pinhais. Michele Rosset, da Pró-Reitoria de Ensino e que está na organização do evento, também aproveitou a chance: “Os passeios foram super interessantes, e o guia no PTI agregou muito com informações e curiosidades. Gostei do museu, com informações e fotos da construção de Itaipu, e me impressionei com as universidades dentro do complexo”, conclui.

A visita à Usina Hidrelétrica de Itaipu também agradou. A aluna do Ensino Médio Integrado de Informática do Câmpus Irati, Franciele Floriano, falou que foi bem interessante: “Superou muito minha expectativa, aliás a viagem toda, porque achei que fosse ser muito cansativa, mas não, está valendo muito a pena! Estou adquirindo muito conhecimento, e estar aqui hoje está sendo muito legal!”.

Nas cataratas, a sensação de deslumbre não foi diferente. “Foi maravilhoso! Era minha primeira vez no passeio e pessoalmente é ainda maior e mais encantador que por fotos”, ressalta Aline Macedo, do curso de Agroecologia do Câmpus Assis Chateaubriand. O passeio foi guiado por alunos do curso de Condutor Ambiental do Pronatec do Câmpus Foz do Iguaçu. Daiana de Oliveira, uma das condutoras, ressalta a importância da atenção aos visitantes: “Antes eu vinha para olhar a paisagem, agora olho as pessoas, mas de qualquer uma das formas o passeio é muito lindo, e é ainda mais legal vê-los impressionados”. Antes do passeio ao principal ponto turístico do Parque Nacional Iguaçu, todos participaram de uma palestra sobre a importância da preservação do ambiente e os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Chico Mendes, administrador do parque.

O evento se encerra nesta quinta-feira (23).